COMO USAR SCRUM

O que é um incremento no Scrum?

O que é um incremento no Scrum?

É o que será entregue pelo time de desenvolvimento no final do sprint.

O incremento no Scrum é a soma de todas as tarefas e histórias do backlog, feita pelo time de desenvolvimento. É uma parte do projeto ou produto que será entregue no final do sprint, funcionando seguindo a definição de pronto(DONE). Ele será incrementado no produto final em produção ou não de acordo com a estratégia seguida pelo Dono do Produto(product owner), mas deve estar funcional, pronto para uso.



O que é um sprint no scrum?

O que é um sprint no scrum?

São os ciclos de tarefas com um tempo de limite predefinido.

O sprint vem do termo de inglês que se refere a uma corrida em um espaço feita em um período menor ainda. 

É uma dos eventos mais importantes do Scrum, pois todo o planejamento é feito baseado nele e nesse período que será feito o desenvolvimento para entregar um incremento.

Veja mais:

O que compõe um sprint?

Quanto tempo dura um sprint? 





Quando um Scrum Master encontra resistência de fora do time de desenvolvimento, o que ele deveria fazer?

Quando um Scrum Master encontra resistência de fora do time de desenvolvimento, o que ele deveria fazer?

Entender o motivo das pessoas não quererem implantar e resolver cada caso de uma maneira.

Primeiramente aqui pode ser considerado que time que está ganhando não se troca. Pois se é visto a necessidade de implantar o Scrum o modo de entrega dos projetos está ruim, ou insatisfatório.

Tendo isso em vista existem vários argumentos para se usar o Scrum, tem que ver qual se enquadra a sua empresa. Normalmente existe resistência a mudança de algumas partes. Deve ser analisado quais os motivos da resistência e montar uma estratégia baseada nisso.

Alguns casos comuns nas empresas e algumas soluções possíveis.

Equipe muito grande, com divergências de opiniões.

Como falado neste outro artigo de como implantar o Scrum. É melhor começar por partes, separar para um projeto menor quem tem interesse ou não se incomoda com a mudança primeiro.

Descrentes que acham que o scrum não trará as melhorias prometidas ou que não se enquadram no negócio da empresa.

Esses também podem entrar no scrum mais tarde, depois que um projeto já estiver mais maduro pode ser apresentado por gráficos a melhoria das entregas, o próprio burndown já é uma indicação, mas podem ser montados outros gráficos. Outra solução é mostrar cases de sucesso de outras empresas e convidar eles para conhecerem melhor o scrum.

Conservadores que precisam de tudo documentado antes de começar qualquer projeto, com várias páginas e UML completo.

Nesse caso é melhor explicar que a documentação existirá, pois é necessária, mas será simplificada e enquadrada nos sprints com o backlog. Também é necessário fazer entender as vantagens nessa documentação não estar completa no início, pois ideias vão surgir durante o andamento do projeto, então é melhor ir incrementando conforme o amadurecimento dele e não travar o início.

Tem os casos também da empresa não ter nenhuma gerencia de projetos estruturada.

O desenvolvimento e a gerencia devem sentir falta de ter metas e prazos bem estruturada, então o scrum pode resolver bem esse problema. Do lado do desenvolvimento por cobranças sem objetivo definido ou nítido e da gerência pela qualidade e prazos das entregas, por exemplo. Por outro lado também vai ter a resistência por existir regras e o que era feito antes no modo go horse agora terá que ser respeitado prazos pré estipulado. Nesse caso é só seguir as dicas de como implantar o scrum.

Podem existir outros casos com o tempo vou descrevendo aqui.



O que é definição de pronto no scrum?

O que é definição de pronto no scrum?

É um acordo feito do que é preciso para um incremento ser aceito.

Também conhecida como DoD (Definition of Done), é a definição passada ao time de desenvolvimento do que é preciso estar concluído para o incremento ser entregue. Quando um desenvolvedor falar que o incremento está pronto, deve ser do entendimento de todos o que isso significa. Essa definição pode estar documentada junto com o backlog para ser revisada no final do sprint. Essas definições devem estar todas feitas antes do cartão no quadro ser arrastado para a coluna concluído (done).

Não existe um padrão exato pelo Scrum do que é preciso para um incremento ser considerado pronto ou done, cada equipe de um projeto pode escolher seus critérios. Normalmente isso é feito no primeiro sprint chamado de Sprint Planning que é onde será norteado como o projeto será direcionado. Essas definições devem ser feitas no começo pois vão influenciar diretamente na velocidade do time de desenvolvimento, podendo ser ajustada a cada sprint. As vantagens de ter uma definição de pronto é que toda a equipe sabe da qualidade esperada na entrega e assim consegue definir melhor o que entrará em cada Sprint.

Algumas ideias do que pode ser inserido no checklist da definição de pronto:

Estar no padrão de desenvolvimento da empresa;

Programado;

Código refatorado;

Critérios de aceites concluídos;

Feito o merge com o contéudo de produção ou homologação;

Ter passado por teste unitário;

Testado em produção ou homologação;

Testado com grande quantidade de carga;

Ser testado pela equipe de teste ou outros colegas;

Atualizado no controle de versão;

Atualizada a documentação;

Manual do usuário atualizado;




O que o framework do Scrum define papéis e regras?

O que o framework do Scrum define papéis e regras?

Veja a resposta abaixo:

Os papeis já estão descritos nesse outro link.

As regras básicas do framework scrum são:

  • Cada Sprint tem quatro semanas ou menos de duração.
  • Não há intervalos entre os Sprints.
  • Cada Sprint tem a mesma duração.
  • A intenção de cada Sprint é criar um software “potencialmente utilizável”.
  • Cada Sprint possui um planejamento.
  • A reunião de planejamento do Sprint deve ter o tempo máximo de 2 horas para um Sprint de 1 semana, e 4 horas, se for de duas semanas, e assim por diante.
  • A reunião diária ocorre todos os dias no mesmo horário.
  • A reunião diária tem duração máxima de 15 minutos.
  • Cada Sprint inclui uma Revisão para feedback das partes interessadas sobre o produto.
  • Cada Sprint inclui uma Retrospectiva para que a equipe analise e adapte o que foi concluído.
  • As reuniões de revisões e retrospectivas têm duração máxima de 2 horas para Sprints de 1 semana, e 4 horas para Sprints de duas semanas, e assim por diante.
  • Não há intervalo entre as reuniões de revisão e retrospectiva do Sprint.



O que é o backlog no Scrum?

O que é o backlog no Scrum?

É a lista de tarefas que deve ser feita para concluir o produto.

Existem dois tipos de backlog no scrum o product backlog e o sprint backlog.

Product Backlog
Sprint Backlog

Product Backlog



O product backlog é a lista de tarefas que devem ser concluídas para fazer o produto. Ele é definido pelo product owner e no início do projeto não precisa estar totalmente definido, irá evoluindo de acordo com a maturidade do projeto.

Sprint Backlog



De acordo o product backlog o product owner vai selecionando o que é mais importante entrar em cada sprint e essas tarefas são o sprint backlog.
Após todas as definições de planning e dados os pesos para as tarefas e montado o burndown.



Qual o tempo de duração de uma sprint?

Qual o tempo de duração de uma sprint?

No máximo 4 semanas.

De acordo com as regras do scrum, o sprint deve ter no máximo 4 semanas. O mais indicado é de 2 semanas ou se for apenas para pequenas correções 1 semana.



Como implantar o Scrum?

Como implantar o Scrum?

Veja abaixo algumas dicas:

Saiba para quem apresentar;
Comece por partes;
Defina os papeis;
Defina as tarefas e entregas;
Apresente o que está sendo feito;
Faça a retrospectiva;

Saiba para quem apresentar

Analise para quem deve apresentar primeiro o scrum, quem tem mais autoridade ou flexibilidade para mudanças, para ter mais apoio. Se a liderança é adapta a inovação e gosta de novos projetos comece por ela. Se a sua equipe estiver desmotivada por constantes falhas ou retrabalho e a liderança for conservadora, melhor começar explicando as vantagens para os colegas do desenvolvimento. Se a equipe está muito acomodada no modo que as coisas são feitas também, apresente para o RH a proposta ou para o setor de projetos explicando as vantagens.

Comece por partes

Em equipes muito grande ou com profissionais muito antigos, pode ser difícil implantar novas mudanças. Então a dica é separe a equipe com os profissionais que tem interesse em aprender e aplicar o scrum, depois que ele estiver melhor estruturado e poder demostrar resultados outros profissionais irão se interessar.

Defina os papeis

Escolha quais os papeis de cada membro da equipe, primeiramente quem será o product owner pois ele que fará a definição do produto de acordo com a solicitação do cliente. Em seguida o scrum master que deve ser a pessoa com mais conhecimento no scrum e que poderá instruir melhor os outros. E por último, mas não menor importante, pois é quem irá executar o projeto, o time de desenvolvimento.

Defina as tarefas e entregas

O product owner deverá definir qual a lista de tarefas que deverão ser executadas para o produto final chamado de product backlog. No início não precisa estar todas as tarefas definidas, conforme o produto for ganhando forma elas serão adaptadas.

O que deve ser definido primeiro é o que será entregue no sprint, chamado de sprint backlog e outras definição para ser mantido o scrum como: horário das dailys, tempo de duração do sprint, qual a definição de pronto...

Para cada sprint é feito o planning para definir quais as tarefas irão compor aquele sprint de acordo com a estimativa de pontos que vale cada tarefa e a velocidade do time de desenvolvimento.   Também deve ser respeitado essas definições para não atrasar o time de desenvolvimento  deixando novas ideias ou pendências antigas que surgiram para o planejamento do sprint seguinte.

Apresente o que está sendo feito

Uma maneira de ter aceitação cada vez maior do scrum é demostrar seus resultados então para isso é interessante deixar de alguma maneira o quadro de tarefas e o burndown visiveis para outros setores ou equipes. Isso pode ser feito por deixar as tarefas expostas em um quadro físico ou deixar acessível os quadros no kanban flow, trello ou outra ferramenta.

Também é muito importante a comunicação entre os papeis da equipe, por isso a necessidade de reuniões diárias, para o scrum master ser informado o que foi feito ontem, o que será feito no dia e se precisa ser resolvido algum impedimento.

Faça a retrospectiva

 Após o período do sprint ser concluído é necessário fazer a retrospectiva para ver o que foi implementado e funcionou e o que não deu certo, ou seja levantar os pontos positivos e negativos para ser adaptado no próximo sprint. Assim como ver se sobrou tempo ocioso no final do sprint ou quais tarefas não foram entregues para definir qual a velocidade do time de desenvolvimento, quantos pontos eles conseguem executar.



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