O sprint vem do termo de inglês que se refere a uma corrida em um espaço feita em um período menor ainda.
É uma dos eventos mais importantes do Scrum, pois todo o planejamento é feito baseado nele e nesse período que será feito o desenvolvimento para entregar um incremento.
Veja mais:
Também conhecida como DoD (Definition of Done), é a definição passada ao time de desenvolvimento do que é preciso estar concluído para o incremento ser entregue. Quando um desenvolvedor falar que o incremento está pronto, deve ser do entendimento de todos o que isso significa. Essa definição pode estar documentada junto com o backlog para ser revisada no final do sprint. Essas definições devem estar todas feitas antes do cartão no quadro ser arrastado para a coluna concluído (done).
Não existe um padrão exato pelo Scrum do que é preciso para um incremento ser considerado pronto ou done, cada equipe de um projeto pode escolher seus critérios. Normalmente isso é feito no primeiro sprint chamado de Sprint Planning que é onde será norteado como o projeto será direcionado. Essas definições devem ser feitas no começo pois vão influenciar diretamente na velocidade do time de desenvolvimento, podendo ser ajustada a cada sprint. As vantagens de ter uma definição de pronto é que toda a equipe sabe da qualidade esperada na entrega e assim consegue definir melhor o que entrará em cada Sprint.
Algumas ideias do que pode ser inserido no checklist da definição de pronto:
Estar no padrão de desenvolvimento da empresa;
Programado;
Código refatorado;
Critérios de aceites concluídos;
Feito o merge com o contéudo de produção ou homologação;
Ter passado por teste unitário;
Testado em produção ou homologação;
Testado com grande quantidade de carga;
Ser testado pela equipe de teste ou outros colegas;
Atualizado no controle de versão;
Atualizada a documentação;
Manual do usuário atualizado;
Clique nos links para mais detalhes.